A Telemetria pode registrar dados sobre como o motorista está operando o veículo, incluindo velocidade, freadas bruscas, acelerações repentinas e padrões de direção, essas informações permitem identificar comportamentos de risco e implementar treinamentos ou medidas corretivas.
Evidência forense é uma ferramenta investigativa que pode ser utilizada para ajudar a determinar se as ações de um utilizador representam um risco, nossa telemetria é especialista nisso.
No Brasil, a legislação sobre o monitoramento de motoristas de aplicativos de transporte de passageiros, como Uber e 99, pode variar de acordo com o município ou estado. Em algumas localidades, leis e regulamentações específicas foram implementadas para aumentar a segurança tanto dos motoristas quanto dos passageiros.
Por exemplo, algumas cidades e estados exigem que as
empresas de transporte por aplicativo adotem medidas de
segurança que podem incluir o monitoramento por câmeras, a
gravação de áudio, ou outras formas de supervisão dos
motoristas durante as corridas.
No entanto, não há uma lei federal que exija o monitoramento
por câmeras em todos os veículos de aplicativos de transporte
de passageiros. Cada município tem autonomia para
regulamentar o serviço de transporte por aplicativos, e as
exigências podem incluir desde o cadastramento dos
motoristas, a vistoria dos veículos, até a implementação de
medidas de segurança adicionais.
Um exemplo é a cidade de São Paulo, que tem uma legislação
específica (Lei nº 16.345/2016) que regulamenta o transporte
individual de passageiros por meio de aplicativos. Essa lei
permite que o poder público imponha requisitos adicionais de
segurança, embora a exigência de câmeras não seja uma
obrigação universal, e sim uma medida que pode ser adotada
conforme necessário, sabemos de sua importância na
segurança tanto da empresa regente, quanto do condutor e
passageiros.
Acidentes envolvendo frotas de carros podem ter consequências graves, tanto para os passageiros quanto para as empresas operadoras. Além dos danos físicos e emocionais aos passageiros, os acidentes podem resultar em significativas perdas financeiras devido a reparos, substituição de veículos, custos médicos e possíveis processos legais. Além disso, esses incidentes também afetam a reputação da empresa, diminuindo a confiança dos usuários e potencialmente levando à perda de receita.
Portanto, a implementação de medidas preventivas e sistemas de segurança é essencial para minimizar os riscos e prejuízos associados a acidentes.
A Telemetria Smartnew opera de forma integrada na gestão de frotas, garantindo a segurança nas operações, através de um monitoramento eficaz, com emissão de relatórios instantâneos, drive seguro de todos os dados das operações.
Ao melhorar a eficiência e reduzir o desgaste dos veículos, a telemetria pode levar uma redução significativa nos custos operacionais, melhorando também a pontualidade e a confiabilidade dos serviços da sua frota, aumentando a satisfação dos passageiros, e a credibilidade da frota.
A Telemetria Smartnew possui ferramentas com dados detalhados que podem ser usados para gerar relatórios que de fato auxiliem a tomada de decisões, implementar a Telemetria em frotas de carros pode, portanto, resultar em uma operação mais eficiente, segura e econômica.
O índice de acidentes em frotas de veículos é uma preocupação significativa, com impactos tanto econômicos quanto operacionais. Veículos comerciais, como caminhões e utilitários, costumam estar envolvidos em uma proporção considerável de acidentes, especialmente devido a fatores como comportamento dos motoristas, condições das estradas e manutenção inadequada.Investir em medidas de segurança, como monitoramento por telemetria e treinamento de motoristas, é essencial para reduzir esses índices. Essas ações ajudam a prevenir acidentes, diminuir custos e melhorar a segurança geral das operações de transporte. No Brasil, cerca de 5% a 10% dos veículos de frotas se envolvem em acidentes anualmente, dependendo do segmento.
Entre as causas mais graves registradas pelo Atlas da Acidentalidade no Transporte Brasileiro em 2021, a desobediência à sinalização e condutor dormindo ao volante foram as ocorrências mais frequentes.
Com a Telemetria é possível acompanhar e alertar o comportamento do motorista, prevenindo acidentes e reduzindo custos com infrações, acidentes e indenizações.